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Férias em L.A. - Semana 4

Around the World...

24/Abril - Domingo

O dia começou mal, muito mal. O céu fechado, o vento frio e algumas gotas de chuva quase impediram meu roteiro de ser filmado. Era evidente também o desinteresse do meu ator principal, que simplesmente não prestava atenção nas coisas e aparentemente só queria que as filmagens acabassem logo para ele ir não sei onde, o que me deixou muito desapontado. Isso ficou claro quando a diretora que trabalharia com ele durante a tarde apareceu no nosso set depois do almoço para buscá-lo, e tanto ela quanto ele ficaram me pressionando para terminar minhas tomadas. Tive que mutilar umas cinco cenas da minha história para não causar atrito, e isso me deixou ainda mais desapontado e insatisfeito.

Não, não é uma nova versão de Sadako/Samara em LA! É só o Assistant Camera trocando o rolo de filme

Não, não é uma nova versão de Sadako/Samara em LA!
É só o Assistant Camera trocando o rolo de filme

Minha sorte é que eu já tinha obtido as principais cenas do meu roteiro, e as tomadas que faltavam seriam inseridas no trecho intermediário do filme (na seqüência de 'montage'). Não filmei tudo o que queria, mas tenho a sensação de que o resultado será pelo menos melhor que o do meu projeto anterior.

Passei o resto da tarde novamente enfurnado num apartamento, desta vez como diretor de fotografia da obra do francês. Novamente ele se mostrou meio desconexo em sua direção, assim como o inglês, mas vamos ver se eles conseguem se sair bem com o material que filmaram.


25/Abril - Segunda-Feira

O foco da última aula sobre edição digital foi o uso de música nos filmes. Falando sério, editar é uma das partes mais legais no processo de criação de um filme! A seguir revisamos o exercício de iluminação que filmamos na semana passada, com resultados melhores que na vez anterior. De alguma forma temos que evoluir, não é mesmo?

Na frente do Kodak Theatre em Hollywood, onde é feita a cerimônia anual do Oscar

Na frente do Kodak Theatre em Hollywood, onde é feita a cerimônia anual do Oscar

Enquanto eu esperava o material do workshop de produção chegar do laboratório, trabalhei em melhorias nos meus dois primeiros curtas. No mise-en scene acrescentei trilha sonora e alterei os créditos. No segundo acrescentei trilha, um efeito sonoro e retirei um trecho desnecessário. Quase não tive tempo para terminar a edição do filme-exercício, mas consegui cumprir o prazo. A principal lição que aprendi é que a trilha sonora é, de fato, uma das coisas mais importantes em qualquer filme. Foi a música, por exemplo, que basicamente deu uma cara mais decente ao meu segundo curta.


26/Abril - Terça-Feira

A entrega do material processado do nosso terceiro projeto atrasou, então resolvi fuçar a biblioteca da escola e assistir a Dr. Fantástico, clássico de Kubrick que está fora de catálogo no Brasil há tempos. À tarde conferimos os resultados da turma obtidos no segundo workshop de produção.

Posso dizer que fiquei satisfeito com o resultado do meu terceiro projeto, intitulado Impressions. Talvez seja pela música, que realmente faz a diferença, ou mesmo pelo melhor planejamento da minha parte. Tive os probleminhas de sempre com a iluminação e a exposição do filme, mas pelo menos a falta de interesse dos meus atores e de parte da minha equipe não foi transferida para os enquadramentos que eu queria. O importante é que não me rendi ao formato digital, que é infinitamente mais fácil, prático e barato para se filmar. Alguns colegas do programa de 8 semanas vão mudar de filme para DV, justamente devido às facilidades que acabo de mencionar.


27/Abril - Quarta-Feira

Última aula de direção, com apresentação do curta feito por Matthew Arnold, nosso instrutor, em sua tese de formatura na USC. O nome do curta é Ressurrection Mary, filmado em 35mm, extremamente bem-feito e roteirizado, contando com a presença de um ator de gabarito: Wilford Brimley (um dos velhinhos bonachões de Cocoon). A história parece algo saído da cabeça de M. Night Shyamalan com visual de alguma obra de Tim Burton, ou seja, o cara tem talento. Aguardo ansioso pela conclusão de seu primeiro longa-metragem.

Estrela de Steven Spielberg na Calçada da Fama

Estrela de Steven Spielberg na Calçada da Fama

À tarde trabalhei nos retoques finais dos meus projetos na NYFA, e dei meu processo de produção por encerrado. Padronizei os créditos de todos os curtas, incluindo aí o meu exercício de continuidade feito no workshop de produção (Bad Stranger, Good Stranger), também adicionando trilha sonora em todos eles. Agora tudo o que tenho a fazer é esperar pela exibição final dos terceiros projetos da nossa turma (e talvez de algum outro filme meu, depende da escolha dos atores que participaram do programa em Abril) no teatro egípcio em Hollywood, sexta-feira à noite. Pode parecer palhaçada, mas quando penso nisso lembro-me de Leonardo DiCaprio na pele de Howard Hughes em O Aviador, sentado na sala escura durante a cena da estréia de sua superprodução Hell's Angels.


28/Abril - Quinta-Feira

Mais um dia de puro turismo, dedicado principalmente à compra de presentes para a galera brasileña. Fui ao parque do estúdios Universal, sapeei pela City Walk e, mais tarde, andei um bocado pelo centro de LA. Completei o dia perambulando por um dos museus de cinema em Hollywood Boulevard e misturando-me à massa de turistas que coalhavam as imediações da calçada da fama e do Kodak Theatre, onde é realizada a cerimônia anual do Oscar.


29/Abril - Sexta-Feira

A exibição "acadêmica" dos projetos finais da turma, aberta a críticas do instrutor e dos colegas, trouxe uma surpresa não muito agradável para mim. Aparentemente, o pessoal da escola não atualizou meus arquivos com o meu trabalho da quarta-feira, ou seja, meu filme não estava com as devidas correções nas partes que ficaram com exposição deficiente. Logo, terei que retornar à sala de edição amanhã para refazer os retoques finais. Merda.

Cinema da 'Universal City Walk', um dos pontos turísticos mais conhecidos dos estúdios Universal

Cinema da 'Universal City Walk', um dos pontos turísticos mais conhecidos dos estúdios Universal

No teatro egípcio, no entanto, a tela grande pareceu na verdade amaciar estes problemas de exposição. Cheguei 20 minutos atrasado devido ao trânsito completamente parado nas proximidades de Hollywood, uma coisa para rivalizar com os piores horários do tráfego de São Paulo! Dois filmes meus foram mostrados, juntamente com vários outros curtas selecionados pelos atores. Houve uma rápida cerimônia de entrega dos certificados de formatura, seguida por uma festinha básica da escola no Hard Rock Café da Universal City Walk.


30/Abril - Sábado

Tive que dar uma última esticada até a NYFA para retocar novamente meu último projeto e pegar o DVD com meus filmes. O resto do dia foi novamente dedicado ao turismo desenfreado e à compra de coisinhas para levar comigo, incluindo aí uma sessão do novo Horror em Amityville.

Com o fim do programa de filmmaking, e praticamente das minhas férias, estarei voando de volta para casa amanhã. Passei ótimos momentos em LA, e a experiência adquirida foi inestimável. Definitivamente recomendo o curso para aqueles que não têm experiência alguma e desejam aprender como fazer filmes.

E este é o término deste breve diário de férias... Até que não foi difícil escrevê-lo!

Texto postado por Kollision em 30/Abril/2005