10/Abril - Domingo
Dia livre e dedicado à peregrinação por Los Angeles. Muitas coisas podem ser aprendidas ao se usar o sistema de transporte público desta cidade. Uma delas, por exemplo, é que só os latinos parecem usar o metrô. Acredito que eu não tenha visto praticamente ninguém falando inglês lá dentro. Outra coisa é que LA tem sua parcela de pobreza. Na minha viagem através da cidade, por exemplo, os passageiros foram abordados por um daqueles surdos-mudos que chegam com alguma coisinha (balinhas, cartões, etc.) e pedem uma doação em troca. Houve também um músico que contou a história sobre como ele e a esposa estavam sem casa e a seguir tocou alguma coisa com seu violão em troca de doações. É o terceiro mundo em LA, bro!
A sala do Cinemark para Sin City
Passei por Hollywood e Sunset Blvd, mas não tive tempo de olhar muita coisa. Vi as grandes letras de 'HOLLYWOOD' de longe e então fui até Long Beach ver a praia. Sei lá que diabos estava acontecendo por lá, mas eu quase não consegui ver o mar, devido a uma corrida tipo F-1 que bloqueou praticamente todas as vias das redondezas. Burlei o bloqueio e consegui sentir a brisa do mar por algumas horas. E, para finalizar, uma sessão de um dos filmes mais esperados do ano: Sin City.
Para variar, perdi-me na volta e peguei o metrô errado, ficando quase três horas em trânsito para voltar para casa. O lado bom é que acabei refinando mentalmente o roteiro do meu segundo projeto, em cuja pré-produção deveremos estar trabalhando já amanhã.
11/Abril - Segunda-Feira
Aula sobre direção com continuidade (cortes), e primeiro contato com o software de edição usado pela escola, o Final Cut Pro HD. Coisa fina, mal posso esperar para editar meu primeiro filme com cortes!
Mas o que realmente fez a diferença hoje foi saber que um dos nossos colegas foi expulso do curso! O cara era um negão e uma figura, porque dizia que não gostava do próprio nome e queria que o chamassem que coisas como 'Action' ou 'Dream'. Ele estava no workshop de 4 semanas sobre filmagem digital, andava com um óculos ridículo o tempo todo e tinha a aparência desses rappers que andam com muito ouro e muita prata pendurado no pescoço. O negócio da expulsão foi meio velado, mas o que consegui captar foi que o cara assediou sexualmente uma das atrizes da escola, que foi escalada para fazer filmes de dois dos novos diretores. Todo mundo ficou puto com o cara, pois isso acabou maculando a fama dos novos cineastas, que podem ter algum problema ao escalar atrizes para seus futuros projetos.
12/Abril - Terça-Feira
Todos os participantes do curso de direção se tornaram atores por um dia hoje, na segunda aula sobre direção de atores. Tivemos que dizer uma frase simples (algo como 'I am going downtown to get some bread') com diferentes entonações (raiva, medo, alegria, excitação, etc.). Exercício interessante e divertido. À tarde passamos por mais uma aula hands-on sobre iluminação, que aos poucos está deixando de ser um pé no saco.
Enquanto isso, debato-me com meu storyboard para o projeto deste fim de semana.
13/Abril - Quarta-Feira
Engraçado como a aula sobre screenwriting reformula completamente nossas idéias quanto aos scripts de nossos projetos. Assim como aconteceu na semana passada, fui obrigado a reconhecer que meu roteiro estava uma porcaria e tive que elaborar outra idéia para a tarefa do fim-de-semana. De um drama meio sem pé nem cabeça para um thriller sanguinário foi um caminho meio difícil, pois eu tive que queimar alguns neurônios. Cheguei à conclusão que tudo isso é experimental, então vamos ver se uma história um pouco mais ousada me leva a algum lugar.
Nova York dentro dos estúdios Universal
Para editar nosso filme do projeto anterior, tudo o que precisamos fazer hoje foi escolher a melhor tomada (já que o filme consistia de somente uma cena, o tal mise-en scéne), adicionar os créditos e ver o trabalho final. O trabalho de nossa equipe não ficou espetacular de bom (o que só poderá mesmo ser verificado com uma projeção decente), mas é possível ver muito bem os atores em cena. A minha maior preocupação era se alguém ia ficar escuro demais ou claro demais. A exibição com críticas dos filmes de todo mundo ocorre nessa sexta-feira, e mal posso esperar para ver os projetos de todos!
14/Abril - Quinta-Feira
O workshop especial de produção foi feito hoje no set de Nova York, dentro dos estúdios da Universal. Ruas vazias, em meio a prédios de madeira e papelão iguaizinhos à cidade de verdade. A direção dos dois exercícios ficou a cargo dos meus colegas de grupo, sendo que optei por dirigir na próxima semana.
E mais más notícias para o meu segundo projeto. A atriz que eu tinha em mente infelizmente não poderá estar participando, então tenho que reescrever minha história de novo!
15/Abril - Sexta-Feira
Uma das aulas que mais gosto aqui na NYFA são as aulas de edição. Hoje a ênfase foi nos vários modos como a continuidade é obtida, em comparação com o ritmo e a cadência de cortes. Dentre outros filmes, o instrutor usou como exemplo trechos de A Primeira Noite de um Homem, O Enigma de Outro Mundo, Três Homens em Conflito e Cidadão Kane para demonstrar os conceitos por trás da edição de longa-metragens.
Making-of do meu segundo projeto
A minha primeira criação cinematográfica foi finalmente exibida para uma platéia hoje. Sensação estranha a de ver seu trabalho interpretado e criticado por outras pessoas (nosso instrutor e meus colegas de classe). É claro que não ficou perfeito, mas eu gostei da reação positiva da maioria do pessoal, e concluí que o esforço valeu mesmo a pena! Da próxima vez solicitarei ao diretor de fotografia que deixe a movimentação da câmera mais suave e farei com que a produção possa me fornecer mais controle sobre meu filme (neste caso em particular, um ventilador portátil e potente, mas isso não faz muita diferença se não se presta muita atenção). Detalhe: o produtor era eu, ou seja, a catracada vai para mim mesmo.
Tudo está preparado para as filmagens do meu segundo curta, que deverão acontecer amanhã pela manhã. Depois de alguns tropeços no roteiro e na escalação de atores, vamos de sai algum coelho dessa cartola de novo!
O olhar destrambelhado do diretor em meio à sua criação
16/Abril - Sábado
O primeiro segundo projeto do nosso grupo a ser filmado foi o meu. Pensei que ia estourar o tempo que tinha disponível com a atriz que consegui, que ia das 10h00 às 13h00. Consegui cumprir o prazo não por milagre, mas sim porque abri mão de filmar as 'claquetes' e de tentar ajustar melhor a iluminação nas cenas em interiores. O lema foi 'duas luzes, uma medida de iluminação e vamos embora'! Não tive tempo de trabalhar num storyboard ou mesmo de colocar o roteiro em papel, o que nunca é uma boa estratégia. A sensação de escuridão ainda é maior que em nosso trabalho anterior, já que agora estaremos editando vários cortes e contando algo mais completo que uma história numa só tomada.
Trabalhar como diretor de fotografia no filme do meu colega inglês tomou praticamente o resto do dia até as sete da noite. Eu estava simplesmente destruído de cansaço! A aventura de fim de semana continua amanhã, com as filmagens do roteiro comédico que o membro francês do grupo estará conduzindo.
Texto postado por Kollision em 16/Abril/2005