Cinema

Cenas de um Casamento

Cenas de um Casamento
Título original: Scener ur ett Äktenskap
Ano: 1973
País: Suécia
Duração: 299 min.
Gênero: Drama
Diretor: Ingmar Bergman (A Flauta Mágica, Face a Face, O Ovo da Serpente)
Trilha Sonora:
Elenco: Liv Ullmann, Erland Josephson, Bibi Andersson, Jan Malmsjö, Gunnel Lindblom, Anita Wall, Barbro Hiort af Ornäs
Distribuidora do DVD: Versátil Home Vídeo
Avaliação: 10

Feito a partir de uma idéia concebida meio que às pressas por Ingmar Bergman e lançado como uma mini-série na televisão sueca, este trabalho ganhou uma versão editada para o cinema de pouco mais de duas horas e meia, sendo que a duração total dos seis episódios exibidos na TV chegava a quase cinco horas. A edição lançada pela Versátil traz a versão integral dos seis capítulos, o que possibilita ao espectador apreciar Cenas de um Casamento conforme ele foi originalmente filmado, com providenciais pausas entre um capítulo e outro, que ajudam a assimilar o que foi visto e servem para aumentar o apreço pelos personagens deste drama contundente e muito bem-sucedido em sua época.

Os episódios:

  1. Inocência e Pânico (Oskuld och Panik) - Após darem uma entrevista para uma revista feminina sobre seus dez felizes anos de casamento, o professor Johan (Erland Josephsson) e a advogada Marianne (Liv Ullmann), que possuem duas filhas, recebem um casal de amigos para um jantar (Bibi Andersson e Jan Malmsjö), e acabam servindo de mediadores para uma discussão conjugal cheia de farpas emocionais. Grávida, Marianne (35) e Johan (42) discutem se vão ou não ter o bebê.
  2. A Arte de Empurrar as Coisas para Debaixo do Tapete (Konsten att Sopa under Mattan) - A submissão do casal diante dos caprichos de seus pais é mostrada com propriedade, enquanto Marianne demonstra sua inquietude quanto ao marasmo velado de seu casamento. No trabalho, Johan recebe a atenção talvez não tão imparcial de uma colega (Gunnel Lindblom) em relação aos poemas que escreve escondido da esposa. Após ficar abalada com o depoimento de uma de suas clientes que está se divorciando, Marianne vai ao encontro de Johan num jantar e eles iniciam um argumento sobre o esmorecimento de seu desejo sexual.
  3. Paula (Paula) - Chegando de viagem, Johan estilhaça a rotina e a vida da ingênua Marianne, ao revelar que se apaixonou por outra mulher e pretende deixá-la para viajar com a amante por meses.
  4. O Vale das Lágrimas (Tåredalen) - Um ano depois da separação, Marianne recebe Johan para um jantar em sua casa. Ele revela estar prestes a aceitar um emprego nos Estados Unidos, enquanto ela demonstra como tem vivido sem a sua companhia. Eles também discutem a oficialização do divórcio.
  5. Os Analfabetos (Analfabeterna) - Marianne vai até o escritório de Johan levar os papéis do divórcio, e encontra-o numa crise de auto-confiança que encobre uma drástica mudança em suas intenções. Ambos revelam sua inaptidão para tratar dos assuntos da alma, no que eles chamam de "analfabetismo emocional", e a longa conversa regada a muito conhaque descamba para um terrível enfrentamento que sinaliza uma ruptura talvez irreconciliável.
  6. No Meio de uma Noite numa Casa Escura em algum Lugar do Mundo (Mitt i Natten i ett Mörkt Hus Någonstans i Världen) - Depois de vários anos vivendo separados, Johan e Marianne descobrem uma nova forma de afinidade enquanto estão brevemente afastados de seus respectivos cônjuges.

O cinema de Bergman é notório pela sutileza e pela importância que o diretor dá ao desempenho de seu elenco. Aqui a simplicidade e o despojamento são levados ao extremo. Há capítulos inteiros que se passam exclusivamente num único set. Durante noventa por cento do tempo a tela é preenchida apenas pelas figuras de Liv Ullmann e Erland Josephson, e a trilha sonora só é ouvida na abertura e no fechamento de cada episódio. Os créditos são declamados ao final de cada um deles, adornando imagens da região costeira de Faro, em Portugal. Cada um dos seis momentos retratados na relação deste casal tão quintessencial é único em sua unidade dramática, em suas revelações e nas mensagens contidas na prosa de Bergman, que com isso entrega mais uma obra-prima que ousa discorrer sobre a natureza complexa do comportamento humano com a classe que lhe é habitual.

Que tanta gente tenha se identificado com o drama de Johan e Marianne não é de se estranhar. Existem pessoas que, assim como a mãe da protagonista revela no sexto capítulo, passam toda uma vida em comum com outro ser humano e nem ao menos chegam a resvalar em sua verdadeira essência. Seja pelas convenções sociais, por repressão paterna ou religiosa, pela lenta e imperceptível acomodação que acomete aqueles que se entregam à inevitável rotina de um relacionamento. A verdade é que não é nada difícil para alguém se identificar com um dos protagonistas de Cenas de um Casamento, e nisso reside a força do filme. Tão próximo quanto eles podem estar da realidade de muita gente é a medida do quanto o olhar analítico de Bergman se mostra acertado, pois com certeza há muito de sua própria vida pessoal nos personagens de Johan e Marianne.

Em desempenhos memoráveis, a dupla de atores se supera cena após cena. A performance da norueguesa Liv Ullmann está à mesma altura de sua inegável e madura beleza, com uma presença tão singela que dói só de vê-la passar por todo o tormento infligido por Erland Josephson, o arquétipo do homem cuja afeição não pode ser dirigida por muito tempo à mesma mulher sem que o desespero da rotina e do comportamento alheio o sufoque. Seu analfabetismo emocional é bem mais acentuado que o de Marianne, o que é uma disparidade estando ele tão distante do analfabetismo intelectual daqueles com quem é obrigado a conviver. O que é nada menos que uma lição de vida para quem dá mais valor a um determinado aspecto do desenvolvimento pessoal em detrimento de outro.

É quase irresistível a idéia de saber o que acontece com Marianne e Johan após os créditos finais. Para isso é preciso assistir a Saraband, continuação dirigida por Ingmar Bergman mais de 30 anos depois da realização desta obra-prima.

No primeiro disco do DVD duplo há uma entrevista de 15 minutos com o cineasta, acompanhada de uma biografia curta.

Visto em DVD em 12/13-OUT-2006, Sexta-feira - Texto postado por Kollision em 17-OUT-2006