The Chaplin Revue, título que nunca foi formalmente traduzido mas é referido às vezes como Festival Carlitos, consiste na compilação de três curtas realizados por Chaplin durante o seu contrato com a First National, imediatamente antes dos longas realizados na United Artists, produtora que ele ajudou a fundar. Musicado pelo próprio Chaplin e lançado em 1959, o filme possui cenas de bastidores do estúdio do cineasta e narração do próprio interligando os pequenos filmes. Os curtas em questão são Vida de Cachorro (A Dog's Life, 1918), Ombros, Armas! ou Carlitos nas Trincheiras (Shoulder Arms, 1918) e Pastor de Almas (The Pilgrim, 1923).
Foi em Vida de Cachorro que Charles Chaplin começou a perceber que suas comédias começavam a se tornar mais complexas, exigindo maior coerência e continuidade entre as tomadas e, conseqüentemente, maiores custos de produção. O eterno vagabundo começava a demonstrar sentimento, ao invés de apenas seguir na vida de acordo com seus instintos. Neste primeiro curta, Carlitos salva um cachorro de uma briga canina e adota-o, ajudando a seguir uma cantora de bar abusada pelo patrão, num claro paralelo com a tal "vida de cachorro". Os momentos mais cômicos ocorrem quando dois malfeitores surgem na história, obrigando o vagabundo a usar de sua astúcia para se dar bem.
Ombros, Armas!, produzido em seguida, coloca o vagabundo nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial, lutando com os aliados e tornando-se um herói ao prender alguns inimigos. Com cenas antológicas, foi um grande êxito, tem boas gags visuais mas carece do "punch" demonstrado nos outros curtas da coletânea. Já Pastor de Almas demonstra ser o mais bem-acabado dos três filmes. Nessa história, Carlitos é um prisioneiro que foge da penitenciária e rouba as roupas de um padre. Ele acaba indo parar numa cidadezinha onde os habitantes tomam-no como o novo pastor, e uma família acolhe-o como hóspede. Tudo vai bem até que um antigo companheiro de cela avista-o e passa a se intrometer com seus anfitriões e seu novo interesse amoroso, a filha do dono da casa. Carlitos então faz de tudo para impedir que o larápio assalte as economias da família.
O que faz o DVD de The Chaplin Revue ainda mais especial são os demais curtas incluídos como extras no segundo disco, que completam toda a filmografia de Chaplin na First National, juntamente com a obra-prima O Garoto. Eles são tão bons quanto e em alguns momentos até melhores que os três curtas selecionados no filme principal.
Em Idílio Campestre (Sunnyside, 1919), Carlitos é o funcionário de um hoteleiro ranzinza e também capataz de seu rebanho de gado, num vilarejo judeu. A chegada de um gentleman ao hotel coloca em risco sua paixão pela jovem filha de um morador local. A cena em que o vagabundo sonha que está dançando com as quatro ninfas é antológica. Depois de realizar este curta, Chaplin entrou numa crise de depressão profunda, em parte devido ao seu conturbado casamento com a jovem Mildred Harris, passando meses sem filmar nada. O lampejo veio quando ele avistou o garoto Jackie Coogan dançando num palco, e gravou a obra-prima O Garoto.
Um Dia de Prazer (A Day's Pleasure, 1919) teve uma filmagem conturbada, iniciada antes de O Garoto e concluída somente depois deste. Carlitos e família saem para um desastroso passeio de fim de semana, que culmina numa atrapalhada viagem de barco. Os Ociosos ou Os Clássicos Vadios (The Idle Class, 1921) viria em seguida. Trazendo Chaplin no papel duplo do vagabundo e de um ricaço alcóolatra que esnoba a esposa, é talvez o melhor curta do DVD. O vagabundo atormenta a vida de um incauto num campo de golfe e se intromete na festa da alta roda, sendo confundido com o ricaço por sua esposa e aprontando a maior confusão. O mérito de Dia de Pagamento (Pay Day, 1922) é mostrar um pouco da performance de Chaplin como um bêbado, caracterização que lhe trouxe muita fama nos palcos de teatro. Empregado numa construção durante o dia, Carlitos sai para a farra à noite e tem que se ver com a esposa megera pela manhã, que o espera em casa com um rolo de macarrão.
O humor simples e ingênuo é uma constante durante quase todos os curtas presentes no DVD. Sempre um deleite, as cenas rodadas por Chaplin ainda hoje mantêm uma aura atemporal, muitas vezes explodindo em momentos grandiosos capazes de gerar boas gargalhadas. É interessante notar que isso não se refletiu de modo algum atrás das câmeras, já que Chaplin tinha problemas recorrentes com os executivos da First National, além da sua então conturbada vida privada, e não via a hora de cumprir com os termos do contrato e partir para a produção de longas-metragens pela United Artists. A sua principal companheira em cena durante a era áurea de curtas, Edna Purviance, faria o último filme contracenando com Chaplin em Pastor de Almas, aparecendo em seguida somente no drama Casamento ou Luxo, que o cineasta limitou-se somente a dirigir.
A curiosidade nos demais extras é a presença adicional do curta The Bond, produzido por Chaplin durante a Primeira Guerra Mundial como modo de auxiliar na campanha pela venda dos bônus de apoio à guerra. Provando que mesmo uma produção de "marketing" torna-se algo mágico em suas mãos, o filme traz ainda a presença da sua eterna dama Edna Purviance e de seu irmão, Sydney, que inclusive aparece em todos os três curtas que formam The Chaplin Revue. Há ainda duas introduções rápidas do biógrafo de Chaplin, David Robinson, hilárias cenas cortadas de Ombros, Armas! e Idílio Campestre, o documentário do estúdio de Chaplin How to Make Movies (que aparece também nos extras de O Garoto, e do qual foram extraídas as passagens adicionais utilizadas em The Chaplin Revue), filmagens de convidados em visita aos estúdios do cineasta, galeria de fotos, pôsteres do filme e trailer.
Texto postado por Kollision em 23/Novembro/2004