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Nem todos podem ser críticos de shmups
Puta que o pariu, às vezes dá vontade de esganar algumas cabeças, viu?
Existem certas pessoas à solta na Internet que deveriam ser proibidas de escrever sobre jogos de nave. Sinceramente. Não sei se é culpa do próprio gênero, que evoluiu de forma a excluir gente frouxa e se restringiu a um público tão fiel quanto cruel.
Eu gosto de ler sobre as coisas que aprecio. Logo, gosto de ler o que as pessoas escrevem sobre shmups, qualquer um deles, de qualquer época. Como em qualquer artigo ou texto que se preze, não importa se o escritor gostou ou não, o que importa é que exista bom senso no que está sendo expressado. Infelizmente, de vez em quando me deparo com aberrações que justificam muito bem uma invasão digital seguida de detonação completa do servidor. Recentemente, por exemplo, voltei a perseguir um desejado 1CC no Giga Wing do Dreamcast, um dos jogos de tiro vertical mais sensacionais já concebidos. Vai rotina, vem rotina, e lá vou eu no Google ler alguma coisa sobre ele... Afinal, vai que encontro uma dica ou curiosidade legal que eu ainda não conhecia?
É então que me deparo com imbecilidades como essa (por um tal de Peter Bartholow). Mas esperem, tem coisa pior (por um tal Ben Hopper). E se isso não é o bastante, tem ainda a tal de "segunda opinião" nesse mesmo site (por um tal de Dale Weir).
Separei alguns dos trechos mais completamente asininos retirados dos textos acima:
“Actually, everything in Giga Wing is ridiculous. If you can manage to make it through just the first level without continuing, you'll find your score inflated to a ludicrous number - something like 258,994,721,620, and that's being modest.”
“Na verdade, tudo em
Giga Wing é ridículo. Se você conseguir terminar pelo menos a primeira fase sem pegar CONTINUE, você verá seu placar inflar até um número absurdo - algo como 258,994,721,620, e estou sendo modesto.”
Então tá, se você não consegue passar da 1ª fase de um jogo ele é ridículo. E os números do placar enchem o saco mesmo, né?
É isso o que eu gosto de avaliar num game!
“Since Giga Wing has neither style nor substance, there's really not much to talk about. It's all about laying waste to screen after screen full of enemy war craft.”
“Já que
Giga Wing não tem nem estilo e nem substância, não há mesmo muito o que falar dele. É tudo um lixo, tela após tela, todas cheias de inimigos.”
Pois é, em jogos de nave você não precisa de inimigos. Colocar inimigos na tela é falta de estilo e substância. Bom é passeio no parque, com direito a bambis e ursinhos carinhosos!
“The only other positive I noticed while playing was the game's length. To keep this torture as short as possible was the least the developer could do for suckering someone into shelling out $50 for this game. In the end, neither of these points can take away from the fact that Giga Wing is one of the most unimaginative and unexciting games I have ever encountered.”
“O único outro ponto positivo que notei enquanto jogava é a duração do jogo. Manter esta tortura a mais curta possível foi o mínimo que o desenvolvedor pôde fazer por tapear alguém a gastar $ 50 neste jogo. No final das contas, nenhum destes pontos compensa o fato de que
Giga Wing é um dos jogos mais sem imaginação e tediosos que já encontrei.”
Vai gastar 50 dólares naquelas porcarias do Wii, vai. Lá os jogos duram várias horas, você sempre volta no mesmo lugar em que morreu e de quebra fica parecendo um completo idiota. Que tal?
“Thanks to the unlimited continues, you may opt to complete the game in your first sitting. A sitting that will last all of 30 minutes. And that's it. Nothing more.”
“Graças aos CONTINUES infinitos, você pode optar por completar o jogo na sua primeira sentada. Uma sentada que durará meia hora. E é isso. Nada mais.”
Você conseguiu terminar em meia hora! Puta que pariu, você é muito foda! Vamos todos usar CONTINUES adoidado e sair por aí batendo no peito, isso é que é coisa de homem!
“This kind of difficulty is not only frustrating but also disheartening. Radiant Silvergun, the de facto standard for quality shooters these days, is the exact opposite: Although that game is difficult, one still felt that the odds weren't impossible, and playing again and again would almost always result in additional progress.”
“Este tipo de dificuldade é não somente frustrante como desmoralizante.
Radiant Silvergun, o verdadeiro padrão para
shooters de qualidade nesta era, é o exato oposto. Apesar de ser difícil, a sensação é de que ele não é impossível, e jogar repetidamente quase sempre resultará em progresso adicional.”
Então Radiant Silvergun é mais fácil que Giga Wing? Com ou sem CONTINUE?
Aliás, ficou desmoralizado, foi? Tadinho... Quer na boquinha, quer?
“Gigawing was designed with the hardest-core shooter fans in mind, but it's this same audience that's likely to be the most disappointed.”
“
Giga Wing foi desenvolvido para os fãs mais
hardcore de
shooters, mas é este mesmo público que provavelmente será o mais desapontado.”
A primeira parte da frase pode até ser correta (até porque este é um gênero que EVOLUI), mas a segunda não. Não impute aos outros as merdas que se passam na sua própria cabeça.
Desculpem pelos palavrões que soltei neste texto, geralmente não sou de escrever isso.
Fiquem agora com uma análise de Giga Wing, cortesia de Classic Game Room HD, uma das fontes mais confiáveis de reviews no YouTube (in English):
Texto postado por Edward em 11 de Novembro de 2009