Cinema

Sorrisos de uma Noite de Amor

Sorrisos de uma Noite de Amor
Título original: Sommarnattens Leende
Ano: 1955
País: Suécia
Duração: 109 min.
Gênero: Comédia
Diretor: Ingmar Bergman (O Sétimo Selo, Morangos Silvestres, No Limiar da Vida)
Trilha Sonora: Erik Nordgren (Morangos Silvestres)
Elenco: Gunnar Björnstrand, Eva Dahlbeck, Ulla Jacobsson, Harriet Andersson, Jarl Kulle, Björn Bjelfvenstam, Margit Carlqvist, Åke Fridell, Naima Wifstrand, Jullan Kindahl, Gull Natorp, Birgitta Valberg, Bibi Andersson
Distribuidora do DVD: Versátil Home Vídeo
Avaliação: 8

O título em português deste filme de Bergman, o primeiro sucesso internacional de sua carreira, é mais um que contém um equívoco de tradução, que neste caso troca a palavra "verão" por "amor". O amor faz parte da trama, claro, e os eventos fatídicos que fazem jus ao título do filme ocorrem, de fato, em apenas uma noite, depois que todos os personagens são colocados em seus devidos lugares como peças num tabuleiro de xadrez. A comédia de costumes que resulta disso representa talvez a única obra do estilo em toda a filmografia do diretor sueco, compondo um panorama sutilmente divertido, ferino e substancial.

Na história, o bem-sucedido advogado Fredrik Egerman (Gunnar Björnstrand) está há 2 anos casado com a jovem Anne (Ulla Jacobsson), mas nitidamente assumiu um papel mais paternal do que de marido propriamente dito. Seu filho do casamento anterior (Björn Bjelfvenstam), que está estudando para se tornar padre, tem se mostrado cada vez mais próximo a ela, apesar de viver se engraçando com a formosa empregada Petra (Harriet Andersson). Quando Fredrik reencontra a famosa atriz de teatro Desiree Armfeldt (Eva Dahlbeck), na realidade uma antiga paixão do passado, ele se vê obrigado a confrontar seus sentimentos. Para piorar, o advogado acaba atraindo a antipatia do atual amante de Desiree (Jarl Kulle), um militar rígido e afetado. Uma festa arranjada pela atriz na casa de sua mãe será o catalisador de mudanças cruciais nas vidas de todos eles.

Para um filme de baixos valores de produção, Sorrisos assume uma estatura de gigante. A história acessível e a habilidade com que o diretor faz a exposição e a construção de personagens são os principais responsáveis pela leveza que caracteriza o drama do advogado de Gunnar Björnstrand, o verdadeiro protagonista do longa. Com exceção de seu filho pretendente a padre, cuja estranheza soa exagerada durante a primeira metade do filme, todo o elenco faz um estupendo trabalho em cena, em especial a deslumbrante Eva Dahlbeck, que neste filme interpreta uma espécie de nêmesis da personagem que havia feito para o próprio Bergman no anterior Sonhos de Mulheres. Madura, independente, sem papas na língua e muito adiante de seu tempo, ela eclipsa completamente as demais mulheres da história, já que Harriet Andersson passa um pouco do ponto em sua representação mundana da empregada fogosa, e Ulla Jacobsson, bem, simplesmente não tem o mesmo sex appeal das colegas. De qualquer forma, o importante é que o filme está (muito) bem servido de mulheres.

Mais um fator que distingue esta obra dentro de seu gênero são os diálogos marcantes, como o que Desiree trava com sua mãe ao marcar a festa, ou os duelos verbais travados entre Fredrik e o militar de bigodinho que retorna de sopetão para os braços da amante. Estas cenas são um verdadeiro deleite, dentre os vários espalhados ao longo do filme. Narrativamente falando, os dois grandes atos nos quais Sorrisos se divide são bastante distintos, mas o primeiro deles tem uma leve vantagem sobre o segundo. Algumas situações mostradas na resolução, por exemplo, vêm de passagens ligeiramente forçadas. Além disso, a veia poética que emerge através dos serviçais, que tentam dar à história um significado otimista diante dos desenlaces e rupturas, não ganha a ressonância dramática pretendida graças, por exemplo, ao pouco tempo em cena do beberrão que ganha a voluptuosa Harriet Andersson de lambuja.

Se bem que eu posso estar sendo um pouco duro com o filme... Afinal, mesmo sabendo que trata-se de um genuíno Ingmar Bergman, não é fácil dissociar este roteiro puramente comédico-romântico dos seus vários dramas carregados de realidade, agonia e surrealismo.

Há um depoimento de quase quatro minutos de Ingmar Bergman relembrando a importância do filme para sua carreira na área de extras do DVD, além de uma galeria de fotos e pôsteres, uma biografia curta do diretor e o trailer de cinema da produção.

Texto postado por Kollision em 30/Junho/2006