Cinema

Old Boy

Old Boy
Título original: Old Boy
Ano: 2003
País: Coréia do Sul
Duração: 120 min.
Gênero: Suspense
Diretor: Chan-wook Park (Lady Vingança)
Trilha Sonora: Yeong-wook Jo
Elenco: Min-sik Choi, Ji-tae Yu, Hye-jeong Kang, Dae-han Ji, Dal-su Oh, Byeong-ok Kim, Seung-Shin Lee, Jin-seo Yun, Dae-yeon Lee, Kwang-rok Oh, Tae-kyung Oh, Yeon-suk Ahn, Il-han Oo, Su-hyeon Kim
Avaliação: 9

Apesar da violência e da brutalidade de sua história, o aspecto às vezes estilizado de Old Boy não existe à toa. Afinal, o filme é baseado num mangá ou, para quem não sabe, uma HQ japonesa. E da HQ ele provavelmente deve ter herdado a violência, o sangue, o humor e até a composição das cenas. Foi uma das maiores sensações em todos os festivais de 2004, arrebatando prêmios e firmando-se como um sopro de originalidade dentro de seu gênero.

Dae-su Oh (Min-sik Choi) é um homem de meia-idade que de vez em quando gosta de tomar umas e causar desordem por onde passa, indo parar certa vez numa sala de delegacia. Em meio à bebedeira, ele é arrastado de perto do amigo que o socorrera e aprisionado sem que lhe sejam dadas maiores satisfações. O tempo de cativeiro se estende indefinidamente e, após 15 anos, sem mais nem menos ele é libertado. Desorientado, disposto a rever sua filha e dominado pelo desejo de vingança, Dae-su logo se une a uma garota (Hye-jeong Kang) e a seu antigo amigo, empreendendo uma caçada brutal à procura de seu misterioso captor (Ji-tae Yu).

Pode ser difícil de acreditar, mas o filme do diretor Chan-wook Park (a segunda parte de uma trilogia sobre a vingança) tem força e beleza em doses iguais, distribuídas num conto que é esperto o bastante para não entregar a verdadeira essência do personagem principal logo de cara. Várias cenas no começo, como o treinamento a que Dae-Su se submete no cativeiro, dão a entender que estamos diante de mais uma aventura corriqueira de artes marciais. Ledo engano, já que tanto o "herói" quanto seus algozes acabam por sentir o peso do punho oposto da pior forma possível, e sem firulas ou truques de edição. Há uma seqüência de luta num corredor que já nasceu famosa, em que Dae-su encara dezenas de inimigos numa única tomada sem que nada da sensação de violência seja perdida, filmada com extrema paciência somente com um dolly paralelo. Além do uso constante de ângulos elevados, há outros exemplos de ousadia que o diretor Park consegue realizar com maestria, como a extração de um dente com um martelo e uma estranha alucinação envolvendo formigas.

Com uma interpretação visceral que não exclui alguns traços cômicos, o protagonista Min-sik Choi é a força motora de uma obra que, para um misto de suspense, ação e drama, não chega a ser de fácil assimilação. À medida que a silhueta do algoz de Dae-su se revela o mistério cresce até atingir um ápice, exatamente quando ele percebe que a causa de todo o seu sofrimento repousa em algo que talvez possa ter feito em sua juventude. Se a justificativa é suficiente ou não, aí já entramos dentro da intricada esfera cultural e comportamental do povo oriental, em que sentimentos como honra, vergonha e dever muitas vezes se misturam de forma perigosa. O desfecho é acachapante em sua crueza (apesar de um pouco exagerado), e o peso da agonia de Dae-su no final de sua jornada é quase insustentável, tanto para ele quanto para a platéia.

Sob o ponto de vista narrativo, a única ressalva que vale a pena ser relatada é a eventual revelação final, que pode ser percebida sem muito esforço bem antes das cenas decisivas. Ainda bem que, a essa altura, Old Boy já se tornou original o bastante para se dar ao luxo de tal derrapada sem diminuir sua intensidade.

A "trilogia da vingança" terminca com Lady Vingança.

Texto postado por Kollision em 7/Agosto/2005