Cinema

O Estranho Thomas

O Estranho Thomas
Título original: Odd Thomas
Ano: 2013
País: Estados Unidos
Duração: 97 min.
Gênero: Terror
Diretor: Stephen Sommers (Tudo ou Nada, As Aventuras de Huck Finn, Van Helsing - O Caçador de Monstros)
Trilha Sonora: John Swihart (People - Histórias de Nova York, Uma Visita Especial, Napoleon Dynamite)
Elenco: Anton Yelchin, Addison Timlin, Willem Dafoe, Shuler Hensley, Kyle McKeever, Nico Tortorella, Gugu Mbatha-Raw, Patton Oswalt, Talia Lanning, Arnold Vosloo, Morse Bicknell, Laurel Harris, Matthew Page, Carmen Corley, Maisha Diatta
Avaliação: 5/10

Visto via Netflix em 7-SET-2016, Quarta-feira

Considerando o teor do material literário que lhe dá origem e alguns dos membros do elenco, fica difícil imaginar o motivo para o resultado morno de O Estranho Thomas. O problema, no caso, é a presença na cadeira de diretor de Stephen Sommers, cineasta que nunca conseguiu imprimir qualquer senso de personalidade nos trabalhos de cunho fantástico de sua malfadada filmografia, como os equivocados A Múmia e Van Helsing - O Caçador de Monstros. Thomas (Anton Yelchin) é um rapaz que possui o dom de ver os mortos e passa seus dias a ajudá-los sempre que pode, o que de quebra também dá uma mão ao serviço policial da cidadezinha onde vive. Mas a vida pacata de todos os seus amigos está prestes a ser chacoalhada por um iminente desastre que ele precisa evitar, contando para isso com a ajuda da namorada (Addison Timlin) e do capitão de polícia (Willem Dafoe). Apesar de Yelchin dar o sangue pelo personagem o roteiro mundano não lhe dá muita coisa em troca para trabalhar, carecendo de coesão e poder de identificação junto à plateia. Às vezes o filme soa como se estivéssemos diante do que seria uma evolução natural para o personagem de Haley Joel Osment em O Sexto Sentido, mas logo a seguir parece que estamos assistindo a um piloto de seriado de TV que nunca chegará a ser aprovado pelo estúdio. O aspecto mais interessante do filme e que praticamente o salva do desastre é o desfecho, um golpe dramático que atinge o espectador em cheio e destoa do restante da história como um precioso diamante em meio a farpas de ferro velho. Infelizmente, a trágica e precoce morte de Anton Yelchin abortou os planos de uma eventual sequência.