Cinema

Nausicaä do Vale do Vento

Nausicaä do Vale do Vento
Título original: Kaze no tani no Naushika
Ano: 1984
País: Japão
Duração: 117 min.
Gênero: Animação | Ficção científica
Diretor: Hayao Miyazaki (O Castelo no Céu, Meu Amigo Totoro, O Serviço de Entregas da Kiki)
Trilha Sonora: Joe Hisaishi (Arion, Risco Mortal)
Vozes: Sumi Shimamoto, Yoshiko Sakakibara, Gorô Naya, Yôji Matsuda, Mahito Tsujimura, Hisako Kyôda, Ichirô Nagai, Kôhei Miyauchi, Jôji Yanami, Minoru Yada, Rihoko Yoshida, Masako Sugaya, Takako Sasuga, Chika Sakamoto
Avaliação: 7/10

Visto via Netflix em 3-ABR-2020, Sexta-feira

Segundo longa-metragem de animação de Hayao Miyazaki, Nausicaä do Vale do Vento foi uma espécie de divisor de águas tanto em sua carreira quanto na história da animação japonesa. O sucesso do filme não somente fez com que o diretor criasse os estúdios Ghibli (que viria ser o berço de inúmeros sucessos nos anos seguintes), como também influenciou um punhado de trabalhos posteriores nos mais diversos gêneros e mídias. O longa foi produzido em conjunto com as primeiras edições do mangá escrito pelo próprio Miyazaki, e apresenta as aventuras da princesa que dá nome ao filme (voz de Sumi Shimamoto) num futuro pós-apocalíptico onde o planeta foi infestado por insetos gigantes e os mares se tornaram tóxicos. Sua rotina de pilotar seu planador e estudar os esporos venenosos é interrompida quando uma nave gigantesca cai sobre o vale do vento e obriga seu povo a entrar numa guerra entre duas tribos distantes com objetivos distintos sobre o futuro do mar tóxico. Bem realizado e por vezes belíssimo, Nausicaä é em sua essência uma ode de ficção científica à natureza e ao meio ambiente, que tem em sua personagem central uma das figuras mais icônicas da história da animação. Narrativamente é preciso ter alguma paciência, já que a primeira meia hora do filme é puramente expositiva. Depois disso a história engrena, alternando grandes sequências com passagens intimistas que tentam ao máximo abarcar o escopo do mangá, o que pode provocar certa desconexão sempre o filme se concentra sobre alguns de seus personagens secundários.