Projeto que deu muito certo em praticamente todos os aspectos criativos e financeiros, Os Caça-Fantasmas colocou os nomes do diretor Ivan Reitman e dos atores Dan Aykroyd e Bill Murray no mapa das personalidades 'quentes' em Hollywood, além de impulsionar a carreira de praticamente todos os envolvidos na produção. O longa estabeleceu o recorde de arrecadação de uma comédia, posto que viria a ser usurpado seis anos mais tarde por Esqueceram de Mim (Chris Columbus, 1990). A verdade é que ainda hoje o filme figura como uma das melhores obras a mesclar a comédia ao sobrenatural, tendo resistido muito bem ao tempo desde a época de seu lançamento.
Três amigos estudantes de parapsicologia (Bill Murray, Harold Ramis e Dan Aykroyd) perdem o subsídio para sua pesquisa nada frutífera e são sumariamente expulsos da faculdade, mesmo após presenciar um espectro de corpo inteiro que aterrorizara a biblioteca local. Decididos a porem suas práticas em atividade, eles abrem a agência "Caça-Fantasmas", destinada à apreensão de espíritos errantes e aparições fantasmagóricas em Nova York. Mal sabem eles que os fenômenos descritos por sua primeira cliente (Sigourney Weaver) são apenas o início de uma onda de eventos paranormais que irá trazer o fim do mundo, um desafio para o qual eles podem não estar tão bem preparados assim.
Se a reunião da patota da primeira geração de comediantes saídos do Saturday Night Live já era um bom sinal, a presença de gente boa no campo técnico (o diretor de fotografia Lázló Kovács e o supervisor de efeitos especiais Richard Edlund são os nomes mais proeminentes) garantiu a aura de seriedade que o filme necessitava para ir adiante. Afinal, o tema do longa poderia facilmente descambar para algo de realização imbecil e estúpida. Ivan Reitman acerta a mão ao conferir aos seus protagonistas um status que consegue elevá-los a um nível próximo ao de super-heróis, através de um clima que parece saído de histórias em quadrinhos e tem muito da estética heroística apresentada por Richard Donner nos primeiros filmes da série Superman. O roteiro fantasioso, escrito por Aykroyd e Ramis, faz com que a platéia torça pelos cientistas, vibre com seus sucessos e sofra com seus infortúnios. E fazer o espectador se importar com os personagens é meio caminho andado para o sucesso de qualquer história que se preze.
Os cuidados com os efeitos especiais merecem destaque, com passagens que enchem os olhos pela escala ousada e pela pirotecnia. A música incrementa a história ágil com bastante propriedade, e à ótima trilha de Elmer Bernstein soma-se uma das canções-tema que marcou os cinemas nos anos 80, a inconfundível Ghostbusters de Ray Parker Jr. Bill Murray trilha uma linha tênue entre o canastrão conquistador e oportunista e o líder de responsabilidade duvidosa, ancorando o espírito debochado-científico do filme, que em nenhum momento entra em qualquer meandro sério a respeito das origens terrestres dos fantasmas gosmentos que desfilam pela tela. Desde o começo fica claro que o tom absoluto é de comédia, e ponto.
A seção de extras do DVD tem 10 cenas excluídas, dois making-ofs de 10 minutos cada, um feito na época de lançamento do filme e outro realizado para o lançamento do DVD, um featurette de 15 minutos sobre o trabalho da equipe de efeitos especiais, três apresentações multi-ângulos de cenas com efeitos, inúmeras galerias de fotos e desenhos de produção, vários storyboards e três passagens comparando o filme ao planejamento por storyboards. Uma pena que todo o material esteja sem legendas em português.
Texto postado por Kollision em 27/Dezembro/2005