De uma aposta estilística um pouco arriscada, Velozes e Furiosos converteu-se aos poucos no catalisador comercial de uma tendência que hoje faz parte da cultura jovem mundial: a personalização de carros esportivos com objetivos de excelência visual e, em igual escala, de competição formal/informal em circuitos urbanos. A designação mais genérica para a mania acabou se estabelecendo como "tuning". Antes do filme, o tuning era restrito a círculos isolados de jovens que tinham tempo e dinheiro de sobra para envenenar e lustrar os carros do papai. De lá para cá, tanto a exposição quanto a própria indústria do tuning aumentou espetacularmente, com ramificações que vão desde os vídeo-games até reality shows.
A trama é uma variação do mesmo tema de grande apelo juvenil utilizado na série oitentista Anjos da Lei e em filmes como Caçadores de Emoção, dirigido por Kathryn Bigelow em 1991. Policial jovem e boa-pinta se infiltra no submundo para desbaratar uma quadrilha de malfeitores. O mocinho da vez é Brian O'Conner (Paul Walker), um emergente no cenário de corridas underground de Los Angeles que se esforça para cair nas graças do popular Dominic 'Dom' Toretto (Vin Diesel), e assim integrar a sua turma de aficcionados por estilo e velocidade. O objetivo por trás disso é investigar uma série de assaltos a caminhões de carga executados por uma trinca de Hondas Civic altamente equipados, dos quais Toretto é um dos suspeitos, assim como o líder de uma gangue coreana barra pesada (Rick Yune). Imerso num universo no qual se sente extremamente à vontade, Brian vê sua investigação tomar contornos cada vez mais pessoais, à medida em que ele se afeiçoa às pessoas que terá que eventualmente delatar.
O apelo juvenil é irresistível, assim como são atraídos para este filme todos os admiradores de carros esportivos que nele deitem os olhos. Além dos carros, obviamente, Jordana Brewster é o colírio que ajuda a atrair a platéia masculina. O chamariz para a platéia feminina é o galã Paul Walker, mas quem rouba a cena de acordo é o grandalhão Vin Diesel, que simplesmente patrola o colega e faz seu personagem se tornar o sinônimo da marca Velozes e Furiosos. O carisma do ator vai de encontro ao estilo adotado pelo diretor Rob Cohen, que alega ter feito uma extensiva pesquisa de campo para levar às telas a cultura dos rachas ilegais. E não faltou gente para colaborar no projeto, visto que todos os extras que aparecem nas cenas com muitas pessoas e muitos carros eram representantes ativos desta cultura. Sua superficialidade, ainda que evidente para alguns, não parece corresponder à natureza efêmera de uma onda passageira. A ilegalidade é o que a torna fascinante, e o que dá espaço para a trama propriamente dita do filme.
Longe de ser perfeito, por conta dos clichês herdados dos moldes nos quais se baseia, o filme busca na trilha sonora a reafirmação de uma identidade que transparece por si só na estética frenética utilizada para valorizar os carrões, o ronco dos motores e a questão da imagem e da popularidade. O protagonista é juvenil um pouco além da conta para um agente infiltrado, mas é preciso reconhecer que o filme expõe muito pouco acerca de sua vida no meio policial. Isso não desabona em nada o longa, que põe a velocidade a serviço de uma história que fez muito sucesso, abriu caminho para inevitáveis continuações e, apesar de não ter revolucionado o gênero, diverte razoavelmente.
Extras da primeira edição do DVD lançado pela Columbia incluem uma faixa de comentários de Rob Cohen, biografias do elenco e da equipe técnica, notas de produção incluindo o artigo que deu origem ao filme, trailer, um making-of de 18 minutos, 8 cenas excluídas acompanhadas de comentários do diretor, especial de 4 minutos detalhando o processo de edição de uma cena sangrenta, várias apresentações de efeitos especiais e multi-ângulos da cena final do filme, duas seqüências de comparação de storyboard, uma montagem de 3 minutos com os efeitos especiais do longa e os videoclipes de Furious do Ja Rule, POV City Anthem do Cadillac Tah e Click Click Boom do Saliva, além de um recurso de acesso direto aos trechos do filme onde as músicas da trilha sonora são usadas.
Texto postado por Kollision em 27/Julho/2006