Cinema

O Terror Veio do Espaço

O Terror Veio do Espaço
Título original: The Day of the Triffids
Ano: 1963
País: Inglaterra
Duração: 93 min.
Gênero: Ficção científica
Diretor: Steve Sekely (O Vingador de Bombaim), Freddie Francis (Trog - O Monstro das Cavernas)
Trilha Sonora: Ron Goodwin (Sherlock de Saias, Lancelot - O Cavaleiro de Ferro, A Estirpe dos Malditos)
Elenco: Howard Keel, Nicole Maurey, Janette Scott, Kieron Moore, Mervyn Johns, Ewan Roberts, Alison Leggatt, Geoffrey Matthews, Janina Faye, Gilgi Hauser, John Tate, Carole Ann Ford, Arthur Gross, Colette Wilde, Ian Wilson, Victor Brooks
Avaliação: 4/10

Visto via Tubi TV em 4-MAI-2024, Sábado

O Terror Veio do Espaço é a primeira adaptação de um livro que nunca foi publicado no Brasil. Extremamente popular entre os fãs de ficção científica ao redor do mundo, a obra deve muito em sua essência ao clássico de H. G. Wells Guerra dos Mundos. Esta adaptação cinematográfica segue sua linha narrativa principal, com boa parte da população acordando cega depois de presenciar uma chuva de meteoros. Por estar com bandagens nos olhos durante o evento, um oficial da marinha inglesa (Howard Keel) preserva a capacidade de enxergar, e junto com uma menina que ele resgata (Janina Faye) empreende fuga inicialmente para o território francês. Uma ameaça maior que a cegueira da população, no entanto, surge na forma de plantas carnívoras gigantescas – as tais trífides – que vieram junto com os meteoros e são capazes de se locomover em busca de vítimas humanas. Em outro lugar, um casal de pesquisadores preso num farol (Kieron Moore e Janette Scott) tenta descobrir o que fazer para destruir as criaturas de uma vez por todas. Um verdadeiro anacronismo cênico, O Terror Veio do Espaço é imbuído de algumas ideias muito boas para um filme de sua estirpe, que infelizmente são todas enterradas pela pobreza da produção. Bastava um trabalho melhor de direção e um tratamento mais decente do roteiro. É até possível dizer que o filme estava à frente de seu tempo ao ecoar muitos temas que seriam melhor trabalhados anos mais tarde por artistas mais competentes, como a noção moderna de zumbis e a representação da histeria em massa. Para se ter uma ideia, toda a sub-trama do farol foi filmada pelo diretor auxiliar Freddie Francis somente para garantir que o trabalho pudesse ser qualificado como um longa-metragem.

O livro foi transposto várias vezes para a TV nas décadas seguintes, sendo a versão mais famosa a mini-série de duas partes condensada num filme chamado O Dia Final, de 2009.