Cinema

Ultimatum à Terra

Ultimatum à Terra
Título original: The 27th Day
Ano: 1957
País: Estados Unidos
Duração: 75 min.
Gênero: Ficção científica
Diretor: William Asher (A Praia dos Amores, O Mensageiro da Vingança, Quanto Mais Músculos Melhor)
Trilha Sonora: Mischa Bakaleinikoff (As Novas Aventuras de Tarzan, Oráculo do Crime, O Grito do Lobisomem)
Elenco: Gene Barry, Valerie French, George Voskovec, Arnold Moss, Stefan Schnabel, Ralph Clanton, Friedrich von Ledebur, Paul Birch, Azemat Janti, Maria McClay, Fred Aldrich, Charles Bennett, Tom Daly, Weaver Levy, Paul Power, Philip Van Zandt
Avaliação: 3/10

Visto via Tubi TV em 10-JUN-2024, Segunda-feira

Levando em conta a situação mundial na segunda metade dos anos 50 e a corrida espacial que estava acontecendo entre as duas nações que emergiram vitoriosas após a Segunda Guerra, Ultimatum à Terra é um filme não somente singular mas também extremamente tendencioso. A premissa é maluca e roteirizada pelo próprio autor do livro qual no filme é baseado. Cinco pessoas são abduzidas por um ser extraterrestre (Arnold Moss), que a seguir lhes informa que sua raça está prestes a ser exterminada pela morte de seu sol. Como seu código de conduta os proíbe de tomar o planeta Terra à força, ele dá a cada um dos abduzidos um dispositivo que possui o poder de exterminar toda a vida humana num grande raio de atuação, que só pode ser aberto pela força mental de quem o possui e utilizado em até 27 dias, quando então se torna inerte e inútil. Uma vez que a humanidade seja aniquilada, então os alienígenas poderiam invadir a Terra. A bagunça expositiva é completada por uma transmissão mundial do extraterrestre entregando a identidade dos cinco escolhidos. Dois deles se refugiam e permanecem escondidos (Gene Barry e Valerie French), enquanto os demais encontram destinos díspares diante de uma realidade extremamente caótica. O grande problema de Ultimatum à Terra é a falta extrema de lógica, que torna o filme basicamente incompreensível enquanto vilaniza completamente o alto escalão russo. Ou seja, para todos os efeitos trata-se de mais uma nota de rodapé no cinema de ficção científica da década de 50.