Os objetos específicos de uma página da Web possuem vários eventos. Cada evento pode ser usado para acionar uma função JavaScript, por exemplo. No entanto, é possível ainda definir os resultados de um evento específico, independente do objeto.
Quando o corpo <body> do documento é carregado, o evento onload() faz com que a função defaultEvents() seja executada. defaultEvents() é responsável por atribuir/configurar os eventos globais que serão executados em qualquer parte da janela do browser.
Dois eventos foram usados neste exemplo:
Atenção: A sintaxe de onclick e onmouseout junto a document deve ser sempre em letras minúsculas, ou o código não funcionará.
O script findDom.js é também usado para a detecção de um browser DHTML (variável isDHTML, ver código clicando aqui). As variáveis isNS e isIE identificam o Netscape e o Microsoft Internet Explorer.
A função toggleColor() possui duas checagens de estilos background-color devido às características do Netscape, que referencia as cores em escala rgb. Todas as mudanças de estilo devem ser SEMPRE cuidadosamente avaliadas devido à compatibilidade do código com múltiplos browsers.
Outra coisa a se levar sempre em conta é a declaração de estilos dentro do código JavaScript. No JavaScript, as palavras não podem incluir pontos, hífens ou qualquer outro separador. A propriedade font-size, por exemplo, deve ser escrita como fontSize. A regra geral no JavaScript é, portanto, que todas as letras devem aparecer minúsculas, exceto pela primeira letra de todas as palavras que vêm depois da primeira palavra. É importante testar sempre o código antes de disponibilizá-lo.
O objeto event é usado para identificar o DOM que gerou o evento. Como teste, deve-se clicar na imagem do rato gigante abaixo.
Eis os trechos cruciais do código desta parte:
O objeto event representa o estado de um evento, o que inclui dados como o elemento em que o evento ocorreu, o estado das teclas, a localização do ponteiro do mouse, e até mesmo o estado dos botões do mouse. O objeto event está disponível apenas durante um evento, isto é, é possível usá-lo apenas em handlers de evento, e não em outras partes do código.
O exemplo mostra simplesmente que o objeto event captura o DOM do componente que gerou o evento (neste caso, o evento onClick a partir de um objeto). O único propósito da função passItOn() é tomar o argumento de entrada evt e exibí-lo numa mensagem de alerta JavaScript. Este argumento vem a ser exatamente o componente da página que gerou o evento ([object]).